Na tarde da última terça-feira (11/6), o presidente do CM3R (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional Três Rios), prefeito de Porteirão, Cunha, juntamente com os prefeitos dos municípios consorciados, se reuniram com a Secretária de Estado do Meio Ambiente, Andréa Vulcanis. A audiência foi solicitada por parte do consórcio e teve como objetivo apresentar e pontuar para a secretária as dificuldades enfrentadas até agora para obter o licenciamento prévio das áreas selecionadas para construção do aterro sanitário das cidades de Morrinhos, Mairipotaba, Joviânia e Porteirão, outros assuntos de interesse do mesmo também foram discutidos e debatidos entre os prefeitos e a secretária, tais como: os critérios sobre o ICMS ecológico. A secretária Andréa Vulcanis muito aberta a diálogos se dispôs analisar as pontuações apresentadas e disse que em breve dará um retorno positivo. Andréa solicitou que seja encaminhado um ofício para protocolar com prioridade e em caráter de urgência. Os prefeitos saíram confiantes do encontro.

O presidente do CM3R e prefeito de Porteirão, Cunha, ressaltou a importância desta audiência, “é importante essa abertura na SEMAD para nós gestores municipais. A secretária Andréa Vulcanis foi bastante solícita, ela demostrou agilidade e interesse para o andamento do consórcio, bastante objetiva, Andréa apontou o caminho para solução dos problemas que estamos enfrentando. Estou confiante que vamos conseguir obter bons resultados a partir de agora”, disse Cunha. 

Participaram também o assessor jurídico do consórcio, Dr.Itamar Mendonça e a assessora Sônia (CM3R), engenheiros (as) ambientais representando os municípios, e o diretor do Instituto Vida, Jean.
A audiência aconteceu no gabinete da Secretaria de Meio Ambiente do Estado (SEMAD), no Palácio Pedro Ludovico Teixera.